Quando se trata de pratos favoritos, a maioria das pessoas tem uma comida que faz seu coração bater mais forte e seu estômago roncar de fome. E comigo não é diferente. Apesar de adorar experimentar novos sabores e conhecer a culinária de diferentes países, há um prato que sempre me faz salivar: o fish and chips.

Sim, o prato tipicamente inglês de peixe frito com batatas é uma verdadeira paixão para mim. Mas o que torna essa iguaria tão especial? Vamos lá!

Em primeiro lugar, o sabor. O peixe frito fica com uma crosta crocante e saborosa por fora, mas macio e suculento por dentro. E as batatas, cortadas em palito e fritas na perfeição, são um acompanhamento ideal para o peixe. Quando esse prato é bem feito, não há nada melhor do que aquela combinação de sabores e texturas para deixar qualquer um com água na boca.

Mas não é apenas o sabor que torna o fish and chips tão especial para mim. É também a história por trás dele. Acredita-se que essa receita tenha surgido na Inglaterra no século XIX, quando os imigrantes judeus que vendiam peixe em Londres começaram a fritá-lo em óleo quente para que pudesse ser levado como comida para casa. Rapidamente, essa preparação se tornou popular entre a população local e acabou se espalhando por todo o Reino Unido.

Hoje em dia, é possível encontrar o fish and chips em praticamente todos os cantos da Inglaterra. E, apesar de ser uma receita simples, há muitos detalhes que fazem a diferença. Por exemplo, o tipo de peixe utilizado pode variar (salmão, bacalhau e linguado são algumas das opções), mas é importante que seja fresco e de qualidade. Além disso, a massa que envolve o peixe deve ser bem temperada, para dar ainda mais sabor.

E não pense que o fish and chips é o único prato saboroso da culinária inglesa. Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz para a gastronomia local, a verdade é que existem diversas opções deliciosas para quem se aventurar a experimentá-las. O roast beef, por exemplo, é um clássico que consiste em carne assada no forno, normalmente acompanhada de batatas, legumes e molho gravy. Já o shepherd's pie é um tipo de empadão com carne moída, cebola, cenoura e ervilhas, coberto com purê de batatas.

Se você ficou com água na boca e quer experimentar essas e outras delícias da culinária inglesa, a boa notícia é que há muitos restaurantes especializados em comida internacional pelo mundo. Basta pesquisar um pouco e escolher aquele que melhor atenda suas expectativas.

E lembre-se: provar novos sabores é uma das melhores coisas da vida. Mesmo que você tenha um prato favorito, vale a pena se aventurar a conhecer outras comidas e culturas, seja em casa ou em uma viagem para o exterior. Afinal, a gastronomia é uma arte que une pessoas e cria memórias inesquecíveis. Bon appétit!